10 cuidados com semijoias para ter peças sempre brilhantes

(Foto: Kampus Production/Pexels)

Por não serem produzidas integralmente com metais nobres, e sim com bases e banhos, as semijoias são itens delicados e que exigem uma atenção especial para durarem ainda mais tempo na sua coleção! Sendo assim, para garantir que seus acessórios permaneçam lindos e brilhosos por mais tempo, é indispensável incluir alguns cuidados com semijoias na sua rotina.

Guarde as peças em um lugar adequado

Primeiramente, um dos principais cuidados com semijoias é garantir que elas estejam armazenadas em um local adequado. Prefira porta-joias ou caixas que mantenham as peças limpas e secas, longe de umidade ou incidência solar.

Separe as semijoias em categorias

Prefira armazenar suas peças separadas para evitar o atrito entre elas e, assim, arranhões. Guarde anéis em um espaço, colares em outro, brinco em um diferente compartimento, etc.

Evite o contato com água

Quando as peças entram em contato com a água, principalmente se permanecem úmidas por um longo tempo, podem ficar manchadas ou escuras rapidamente.

Cuidado com hidratantes e perfumes

Por conta de substâncias presentes nas fórmulas dos cosméticos, o uso deles junto com as semijoias pode acelerar o processo de perda do brilho e escurecimento.

Não pratique atividade física usando semijoias

O ácido úrico presente no suor acelera a oxidação, uma reação química que causa o escurecimento da peça.

Higienize com sabão neutro

De tempos em tempos, é preciso lavar as peças para remover a sujeira acumulada do dia a dia. Para isso, prefira usar um sabão neutro, enxaguar em água corrente e, por fim, secar com uma flanela macia antes de guardar.

Remova o pó com uma flanela

Com um pano seco e macio, como a flanela, é possível remover a sujeira superficial sem arranhar ou desgastar a peça.

Evite usar as peças na praia ou piscina

Tanto o sal do mar quanto o cloro da piscina causam a oxidação da peça, um processo que faz com que ela escureça e perca o seu brilho.

Atenção ao atrito entre as peças e superfícies

A fricção com outras superfícies ou até mesmo peças, se forem armazenadas juntas, podem causar arranhões na sua semijoia.

Cuidado com substâncias abrasivas

Produtos de limpeza e até mesmo o álcool em gel, por exemplo, podem danificar as semijoias. Por isso, prefira remover as peças antes de manusear estas fórmulas.

Se você gostou dessas dicas de cuidados com semijoias, precisa conferir todos os acessórios aqui da Vila das Joias em nosso site oficial. Aqui você também pode ficar por dentro de conteúdos exclusivos para andar sempre inspirada nas últimas tendências do mundo fashion.

Siga também a Vila das Joias no Instagram e curta nossa página no Facebook.