hamsá

Hamsá ou Mão de Fátima: afinal, o que é?

Proteção, simbolismo e tendência!

O que começou como um símbolo de fé de regiões e religiões específicas, tornou-se uma tendência forte no mundo da moda e se espalhou por todo o mundo. Hoje, o Hamsá (ou Mão de Fátima), deixou de ser apenas parte da simbologia islâmica e ganhou apelo em praticamente todo o território do ocidente.

“Hamsá” é uma palavra árabe, que significa “cinco”. Na imagem do Hamsá, o cinco é representado por dedos de tamanhos simétricos. Além disso, vê-se também um olho no centro da palma – que também pode ser substituído pela estrela de Davi.

Cada dedo representa um pilar da fé islâmica. E, quando combinados em seu estilo de vida, segundo a crença, garantem proteção e força. Conheça-os abaixo:

– Shahada: fé

– Salat: orações

– Zakat: caridade

– Sawm: jejum

– Haji: peregrinação

Vale lembrar que essa foi a disseminação de significado mais famosa. Porém, o Hamsá também possui outros significados reais, que dizem respeito ao judaísmo e ao budismo, que também utilizam da imagem como símbolo religioso.

Quando ganhou força pelos países do oriente, principalmente na América do Sul e América Central, o Hamsá foi apresentado como um símbolo de força, fé e proteção contra a inveja e o mau-olhado.

No Brasil, acredita-se que a Mão de Fátima seja um aliado também contra acidentes (por isso é muito utilizado em veículos) e energias negativas como um todo. Aqui, é comum ver o símbolo em tatuagens e, também, acessórios – correntes, colares, pulseiras, pingentes e até mesmo anéis.

Aqui na Vila das Joias, você encontra peças lindas com pingentes da Mão de Fátima! Os modelos são extremamente versáteis. Além disso, podem compor desde looks modernos aos casuais ou clássicos. Aproveite-os em nossa loja virtual!